video
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA VISAO DE PROFESSORES EM SITUAÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Maria José Mafra Naito 1
(1. Pontíficia Universidade Católica-SP)
INTRODUÇÃO:
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um segmento da população representado por um universo grande de cidadãos sem acesso e permanência escolar e não tem tido a devida atenção, especialmente no preparo e formação dos professores que atuam com esses alunos, para que possam desenvolver a capacidade de selecionar conteúdos, utilizar procedimentos e criar alternativas que possibilitem uma atuação voltada de forma mais adequada ao aluno trabalhador. Os dados aqui apresentados, ainda que constituam uma pequena amostra dos problemas a serem enfrentados nesse campo de atuação (e de pesquisa) permite constatar, de um lado, a ausência de especificidade na formação dos educadores de EJA, que vem sendo identificada como um dos principais problemas dessa área e de outro lado permite problematizar o processo de formação do educador de jovens e adultos.
No entanto, à interferência de fatores como condições de trabalho, orientação qualificada, disponibilidade e adequação de recursos (espaço, tempo, materiais didáticos), acredito que os professores podem ser considerados os principais agentes na viabilização das mudanças pretendidas nessa modalidade de ensino. Assim, a formação, inicial ou continuada, desses profissionais constitui tema relevante a demandar novos estudos e pesquisas.
Este Pôster tem por objetivo analisar especificamente, a formação continuada de professores de EJA e sua visão a respeito da relação de ensino e aprendizagem da leitura e escrita e as dificuldades encontradas no trabalho com os alunos.
METODOLOGIA:
A coleta de dados foi realizada no período de 2004 a 2005, por meio de procedimentos metodológicos que incluíram: a) realização de entrevistas (com auxílio de roteiro construído e testado com essa