Video on demand
Video on demand (VOD) é um sistema que permite aos usuários selecionar e assistir a um conteúdo de vídeo quando escolhem, ao invés de ter que se prender a uma programação fixa dos canais de tv. Os vídeos são transmitidos por streaming, ou seja, os dados são enviados em tempo real pela internet sem a necessidade de armazenar os arquivos digitais em um disco rígido ou esperar o arquivo fazer o download completo, por exemplo. Além disso, os serviços de vídeo sobre demanda não se restringem aos computadores.
Vários aplicativos suportam diferentes plataformas onde poderá assistir ao conteúdo.
Nessa lista estão inclusos os principais smartphones e tablets do mercado, algumas televisões de LCD com aplicativos instalados e também os consoles de videogames, como o PlayStation e o XBox. Com isso o usuário tem total liberdade para assistir os seus programas preferidos no ambiente que desejar.
Esse serviço introduz uma nova maneira, não linear, de se assistir à televisão, diferente do sistema tradicional em que o espectador depende de um horário fixo, organizado linearmente por uma grade de programação. Na prática, o cliente define sua própria grade de programação. A popularização do VOD podese dizer que começou em 2011, com a expansão do aplicativo
Netflix
para 43 países e territórios da
América Latina e
Caribe
, oferecendo títulos em inglês , espanhol e português . Em
5 de setembro
, o
Brasil
se tornou o primeiro país da
América Latina a receber o serviço.
A quantidade e a qualidade de conteúdo disponível, aliadas a uma base de consumidores que buscam entretenimento personalizado e sob demanda, fizeram com que o formato se tornasse popular, ampliando tanto a oferta de opções quanto a procura por serviços como esses.
O formato sob demanda está sendo incorporado pelos canais de TV como modelo de negócios: nos sites, podese assistir a parte da programação na hora que quiser.