VIDEO 1 REVOLU O INDUSTRIAL
- broma hidráulica;
- tear hidráulico;
- locomotiva a vapor;
- barco a vapor.
Inglaterra: berço da revolução industrial e condições que possuía para isso:
- acúmulo de capitais: pois a Inglaterra foi a nação que mais se beneficiou no processo de acumulação de capitais do mercantilismo, a partir de uma exploração colonial da América do norte,a Inglaterra se enriquece,. Levando em conta o período de Oliver Cromwell que ajudou no processo de acumulação de capital.
- estado liberal: Revolução gloriosa, pois no final do sec. XVII começo do séc. XVIII, a Inglaterra era a única nação onde a burguesia ocupava o poder político. ( revolução gloriosa, estado liberal burguês)
- Mao de obra disponível: resultado de processo de cercamentos (Enclosure Acts), substituição da agricultura pela pastagem. Quando falamos de agricultura precisamos de um determinado numero de mao de obr, pessoas ligadas ao campo. E quando falamos de pastagem e cercamos o campo - daí o nome Lei dos Cercamentos – para colocar as ovelhas, n é preciso mais de um número determinado de pessoas, ocorre um êxodo rural. Os exilados, aqueles que perderam as terras, vão ate a cidade e se transformam em forma de trabalho para a industria. Industria essa, que em seu primeiro momento, tinha como força motriz, o vapor, daí a importância da jazidas.
- jazidas de carvão.
Essa revolução industrial, esse industrialismo, passa por 2 etapas. A primeira fase da revolução que vai se limitar na Inglaterra e a segunda fase que é a difusão desse processo.
1ª Etapa da industrialização:
- século XVIII: Inglaterra;
- Capitalismo concorrencial;
- Setores têxtil, siderúrgico e agrícola.