Vidae obra
1. Referência Bibliográfica. Chaui, Marilena de Souza: Vida e Obra. IN: Kant São Paulo: Nova cultura, 1999 (coleção os pensadores)
2. Credencial do Autor (a) Marilena de Souza Chaui nasceu em São Paulo dia 04 de setembro de 1941. Marilena iniciou seus estudos no grupo escolar de Pindorama no interior paulista. Ingressou na Faculdade de Filosofia na Universidade de São Paulo em 1960, graduando em 1965. Foi uma das grandes filósofas e pensadora brasileira.
3. Resumo da obra: VIDA E OBRA. (COLEÇÃO OS PENSADORES) Immanuel Kant filósofo alemão nasceu em Konigsberg no dia 22 de abril de 1724 e morreu em 12 de janeiro de 1804. Kant era filho de um artesão humilde que trabalhava com couro como artesão. Kant estudou no colégio Fredericiamis e na Universidade Konigsberg onde mais tarde se tornou professor catedrático e trabalhou também de preceptor de filhos de família rica. Ele nunca casou não teve filhos e nunca saiu de sua terra natal. Os acontecimentos relatados sobre a vida de Kant é que ele passou sua vida investigando o universo espiritual do homem procurando seus fundamentos, necessário e universal. Sua obra constitui como fonte da qual nasce uma grande reflexão dos séculos XIX e XX. O universo espiritual submetido por Kant e composto por vários elementos e contradições que apesar das dificuldades esses elementos podem se desdobrarem em inúmeras outros. A primeira dessa questão defronta com duas ciências que se apresenta como conjunto de conhecimento que é a matemática e a física: A matemática teve um grande desenvolvimento a partir do Renascimento, devido a criação de geometria analítica por Descartes e do cálculo finitesimal por Newton. A física sendo uma disciplina jovem, não tinha mais de que dois séculos levou vantagem de maneira completa com o sistema que Newton que realizou no movimento dos corpos e na astronomia. Na Crítica da Razão Pura Kant distingui duas formas de conhecimento: o empírico e a priori: