Vida
A história da contabilidade existe antes mesmo da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos foi tida como arte da escrituração mencantil , utilizando de técnicas específicas , que se aperfeiçoaram e se mantem até hoje.
Deixando de se utilizar da caça, o homem voltou-se à organização da agricultura e do pastoreio. A organização econômica acerca do direito do uso do solo acarretou em separatividade, surgindo divisões e o querer da propriedade , assim, cada pessoa criava sua riqueza individual e ia à desenvolvendo. Surgi dai também os bens familiares a ditada herança , ao morrer esta pessoa não dissolvia seu patrimônio e sim o passava e dividia entre seus filhos ou parentes mais próximo.
Há indícios que as primeiras cidades com comércios eram a dos fenícios , o comércio não era exclusivo dos Fenícios ,esta era exercida nas principais cidades da Antiguidade dai vem a origem da Contabilidade que está fortemente ligada a necessidade de registros do comércio. Eram intensas a atividade de troca e venda , por isso dos registros aonde continha a transação efetuada , variações dos seus bens , as trocas e serviços eram registradas de modo simples ou feito um relatório . De modo em que a quantia de valores de uma certa pessoa começava a se expandir , este preocupava-se em saber quanto poderiam render e a maneira mais simples e eficaz de aumentar suas posses , desse modo utilizavam dos registros. Naquele tempo não existe o crédito , as compras ,vendas e trocas eram todas á vista , com a necessidade de um tempo empregavam-se ramos de árvores assinalados como prova de dívida ou quitação , o papiro (papel) e do cálamo (pena de escrever) facilitaram no Egito o registro de informações sobre os negócios feitos
A contabilidade se dividi em períodos começando