vida
HOOC - CH2 - CH2 - CH2 - CH2 - COOH ⇒
Fórmula molecular: C6H10O4
Massa Molecular: 146 u
Nomenclatura
Oficial: Ácido 1,6- hexanodióico
Usual: Ácido adípico, ÁCIDO 1,4 - BUTANO DICARBOXÍLICO, ÁCIDO HEXaNODIÓICO
Propriedades
Aparência
Cristais sólidos, branco, sem odor, pouco solúvel e mais denso que a água.
Fórmula molecular
C6H10O4
Físicas
Ponto de Ebulição: 337°C - Ponto de Fusão: 152°C - Índice de Refração: 1.433
Obtenção
É obtido através da oxidação do ciclohexanol ou ciclohexanona com ácido nítrico na presença de catalisadores de cobre e vanádio.
Aplicações e usos
É uma das matérias-primas básicas para as cadeias de produção de poliamidas, poliuretanos base éster, plastificantes e intermediários químicos. Tem aplicações em sistemas de poliuretanos, sínteses orgânicas, polímeros e fibras têxteis de poliamida, lubrificantes, plastificantes, adesivos, tintas e resinas, espumas flexíveis e rígidas, aplicações alimentares e de detergência.
Ácido adípico reage a hexametilenodiamina (HMD) formando o adipato de hexametilenodiamina, também chamado de salnylon. O sal nylon é o monômero do polímero usalmente conhecido como nylon.
No passado, o acído adípico era materia-prima da hexametilenodiamina, através da sua reação com amônia e ácido fosfórico, formando a chamada adiponitrila (ADN). Esta reação, contudo, caiu em desuso dado o baixo rendimento, desenvolvimento de processos mais econômicos de produção de ADN (via do butadieno e ácido cianídrico) e crescimento do próprio mercado de ácido adípico.
O ácido adípico também é usado como acidulante na indústria de alimentos, porém seu alto custo de produção não o torna competitivo frente ao ácido cítrico.
Subprodutos da produção de ácido adípico são os diácidos menores, o ácido glutárico (COOH - (CH2)3 - COOH) e ácido succínico (COOH - (CH2)2 - COOH), utilizados como desencalantes em curtumes