Vida
ITAOCARA/RJ
Aluno:
Itaocara foi fundada em 1809 por Frei Tomás um dos religiosos que catequizavam os índios Puris e Coroados na região de São Fidelis. As tribos eram rivais e viviam em constante luta.
O Nome dado a Cidade foi São José de São Marcos, em homenagem ao Vice Rei. Mas seus Habitantes preferiram chamar de “Itaocara”, termo tupi que Significa Aldeia da Pedra.
Possui uma área de 429,68 km2, localizada na margem direita do Rio Paraíba do Sul.
Em 1812, Itaocara foi sendo povoada pelos colonizadores portugueses e outros emigrantes.
Itaocara viveu o ciclo de ouro do café, período produtivo e importante economicamente, e por volta de 1888 os índios já não mais existiam na "zona urbana" da vila. Nestes tempos os itaocarenses já mostravam a força de sua personalidade e se declararam contrários à Monarquia, apesar das visitas do Imperador à região, quando ficava na Fazenda da Serra Vermelha. Foi criado o "Clube Republicano de Estrada Nova", em 14 de julho de 1888, com a presença do "Arquiteto da República", Quintino Bocaiúva.
Com a proclamação da Republica em 1899, foi criado o distrito de Estrada Nova como parte integrante de Cantagalo. Os republicanos da Aldeia da Pedra queriam a criação do município de Itaocara e reivindicaram que nele fosse incluído o recém-criado distrito de Estrada Nova, cujas terras pertencem à aldeia.
O prestígio dos republicanos itaocarenses fez com que suas pretensões fossem atendidas, e em 28 de outubro de 1890, pelo decreto n.º 140, foi criado o Município de Itaocara, com quatro distritos: 1º sede, 2º Conceição de Estrada Nova, 3º Três Irmãos, e 4º Pedro Corrêa (Atual Aperibé).
Hoje com 22.452 habitantes, Itaocara tem a seguinte divisão política 1º distrito: Sede; 2º Laranjais, 3º Portela, 4º Jaguarembé, 5º Estrada Nova e 6º Batatal.
Estação de Itaocara
Monumento à Matemática Uma singularidades de Itaocara é a existência do único monumento construído em homenagem à