Vida
A vida tem uma característica maior que é a descendência, a capacidade que uma forma de vida tem de gerar descendentes que são mais ou menos semelhantes aos pais, e trazendo ainda algumas características próprias. Esta modificação caracteriza a evolução. Encontramos aí o estudo da genética. A matéria genética consiste principalmente em DNA e RNA.
A origem da vida vem sendo explicada através de muitas teorias, incluindo de astrônomos, biólogos, astrofísicos, dizendo que a vida microbiana e a mais difundida na crosta da terra, e em vários locais nas profundezas dos oceanos. A vida tem por base o carbono e a energia é obtida pela presença do oxigênio livre no ar ou através da redução de compostos como sulfatos, etc.
A existência da vida noutros locais do universo ainda é desconhecida, com exceção da evidência fóssil de possível vida bacteriana em Marte. Em função dos veículos espaciais da NASA, Spirit e Opportunity, surgiu a teoria de que Marte teve no passado água na sua superfície. A vida (do latim vita)1 é um conceito muito amplo e admite diversas definições. Pode-se referir ao processo em curso do qual os seres vivos são uma parte; ao espaço de tempo entre a concepção e a morte de um organismo2 ; a condição de uma entidade que nasceu e ainda não morreu; e aquilo que faz com que um ser vivo esteja vivo. Metafisicamente, a vida é um processo contínuo de