Vida e Obra FHC
Sociólogo, professor e pesquisador, escreveu sobre mudança social, desenvolvimento e democracia. Foi senador, ministro das Relações Exteriores e da Fazenda, e presidente da República.
Um plano real
O agendamento prévio é obrigatório.
Visita individual: Clique aqui
Grupos (de 5 a 40 pessoas) e escolas devem agendar as visitas, exclusivamente, com a empresa Diverte Cultural, pelo e-mail exposicao@divertecultural.com.br
Idade sugerida: a partir de 14 anos.
Ingresso: gratuito
O projeto tem a assinatura de Marcello Dantas, diretor da Magnetoscópio. A ideia que o norteou foi de não apenas exibir documentos do Acervo, mas, sobretudo, extrair deles informação e conhecimento.
A exposição reconstitui um período da história brasileira, ao apresentar o processo de controle da inflação e de estabilização da moeda, desde o período de redemocratização do Brasil, em 1984, com o movimento das “Diretas-Já”, até a implantação do Plano Real, dez anos depois. Por meio de uma cronologia ilustrada informa sobre os principais eventos desse período e, de forma lúdica, proporciona ao visitante a oportunidade de experimentar as limitações e transtornos que uma inflação de mais de 30% ao mês trazia ao cotidiano da população, e de perceber como a estabilização da moeda alterou essa dinâmica.
Duas instalações permitem vivenciar a passagem da instabilidade do período inflacionário à estabilidade do período pós-Real. Numa, os visitantes se veem dentro de uma casa em que tudo, de paredes a móveis, é instável; noutra, ele se depara com um painel onde cidadãos comuns enumeram seus projetos. Além dessas e outras estações interativas, também podem ler jornais da época e assistir a vídeos com depoimentos dos responsáveis pelo Plano Real e de participantes das duas gestões do governo FHC.
A exposição apresenta também uma amostragem de documentos. Terminais de computador acessam o portal Memória das Telecomunicações. Vitrines exibem, ainda, peças do Acervo, de cartas a