Vida e obra de álvaro do carvalhal
TEP
Vida e Obra de Álvaro do Carvalhal
Realizado por: Cátia Amado, Nº 28465
Bragança, Janeiro de 2013
Índice
Introdução …………………………………………………………………… 3
Quem é Álvaro do Carvalhal ……………………………………………….4
Algumas das suas Obras ………………………………………………….5
Os Canibais………………………………………………………………….6
“Os Canibais (Conto) ”…………………………………………………….7
Os Canibais (Filme) …………………………………………………….9
Conclusão ………………………………………………………………10
Bibliografia…………………………………………………………….11
Introdução
No âmbito da unidade curricular de Técnicas de Expressão de Português, resolvi falar do escritor Álvaro do Carvalhal, a escolhe do tema do trabalho foi orientado pela docente da disciplina, e como é sobre um autor/ escritor do qual nunca havia escutado resolvi explorar e enriquecer um pouco mais o meu conhecimento.
A estrutura do meu trabalho começa com uma breve biografia sobre o autor/ escritor Álvaro do Carvalhal, em seguida falo um pouco sobre a sua obra e do conto escolhido que é “ Os Canibais”.
Quem é Álvaro do Carvalhal?
Álvaro do Carvalhal foi uma figura das letras portuguesas que merece ser resgatada do esquecimento, uma vez que nos legou a marca indelével no pequeno espólio que a sua efémera passagem pelo mundo dos vivos permitiu.
O malogrado Álvaro, nasceu em Algeriz, a 3 de Fevereiro de 1844, a vida do Álvaro do Carvalhal foi muito curta. No quesito estudo, Álvaro de Carvalhal frequentou os Liceus de Braga, Viseu e em 1864, matriculou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Desde de muito cedo Álvaro de Carvalhal manifestou tendência para a arte literária, quer no género dramático, quer no narrativo, quem sabe por influência do seu tio Júlio do Carvalhal, Cavalheiro da Casa Real e um dos bravos do Mindelo, que conviveu de perto com Almeida Garrett e Alexandre Herculano.). Em 1862 ele publicou o drama de “ O Castigo da Vingança”!
Aos 24 anos, , enquanto participava do quarto ano da Faculdade de