vida e obra de Antonio Agostinho Neto
Nós vivemos envolvidos por uma grande massa de ar, chamado de atmosfera. O estudo da atmosfera é feito com base nas informações fornecidas pelas sondas espaciais, pelos satélites meteorológicos, pelos foguetes e naves espaciais.
A medida que subimos na atmosfera, o ar vai se tornando menos denso, até ficar bastante rarefeito, isto é, as partículas dos gases que compõem o ar vão se tornado cada mais distante umas das outras. A atmosfera é, portanto, formada por diferentes camadas, sendo a altura destas calculadas de forma aproximada, pois é difícil saber exatamente onde termina uma e começa a outra.
São cinco as camadas da atmosfera: a troposfera, estratosfera, mesosfera, a ionosfera e a exosfera.
TROPOSFERA
É a camada onde vivemos e se estende até uma altura de 8 a 16 km acima da superfície terrestre, onde ocorrem as tempestades e quase todos os fenômenos meteorológicos: os ventos, as chuvas, as nuvens, o granizo etc. a temperatura varia muito conforme a altitude, ou seja, a cada 100 metros de aumento da altitude, há uma queda de 0,6o C e o ar vai se tornando mais frio. As partículas de poeira em suspensão representam os raios azuis e absorvem as outras cores que compõem a luz branca do sol. O ar tem uma cor azul muito pálida porém não percebemos que este azul altere a cor dos objetos que nos rodeiam, no entanto, quando olhamos para o céu, vemos através de uma camada muito espessa de ar, por isso, que o céu nos parece azul.
ESTRATOSFERA
Essa camada começa onde termina a troposfera e se estende até 30Km acima da superfície terrestre, onde não existe umidade ( nem nuvens ), a temperatura aumenta de 2o C a 4o C por Km, ao contrário do que acontece na troposfera. O céu apresenta – se quase preto, porque existe pouca quantidade de poeira para difundir a luz.
A estratosfera apresenta uma certa concentração de ozônio, gás que enfraquece os raios ultravioletas que chegam à Terra. Sem esse filtro de ozônio, seria inviável a vida em nosso