A Dimensão Política do Saudoso Presidente Dr. António Agostinho Neto.
Por: Dr. Fernando Muquepe
“Agindo sempre como político e como intelectual, o Dr. António Agostinho Neto fundiu essas duas facetas numa gigantesca acção a favor da consciencialização e prática libertadora do povo angolano” (José Eduardo dos Santos, 2000)
Resumo:
O presente texto pretende abordar a questão da dimensão política da figura do Saudoso Presidente Dr. António Agostinho Neto, relativamente às questões fundamentais que estruturam a sua linha de pensamento político.
Para o efeito, recorremos a análise do discurso desde os anos 50 até 1979. O texto faz uma incursão, mas sem pretensão de entrar em grandes detalhes, sobre as condições históricas e internacionais em que nasceu e cresceu o Presidente Dr. Agostinho Neto e termina com a apresentação de algumas ideias centrais que estruturam o seu pensamento político e sua actualidade para a consolidação da paz e da unidade nacional, de modo a que o seu conhecimento venha contribuir para a valorização dos ideais do Fundador da Nação.
Palavras-chave: Agostinho Neto; Colonialismo; Independência Nacional; Luta de Libertação Nacional.
Introdução
Antes de mais nada, quero agradecer o convite que nos foi formulado pela Direcção do Memorial para participar nas actividades comemorativas do 91º Aniversário natalício e do desaparecimento físico do Dr. António Agostinho Neto primeiro Presidente de Angola e Fundador da Nação. Gostaria também de aproveitar esta ocasião para cumprimentar todos os presentes nesta cerimónia.
Dissertar sobre a vida e obra do Saudoso Presidente Dr. António Agostinho Neto é caracterizá-lo em várias dimensões, tais como nacionalista convicto, poeta exímio, médico humanista, pai de família dedicado, líder guerrilheiro, político destemido, estadista insigne, internacionalista e diplomata sagaz, entre outras. Porém, a fronteira entre estas dimensões é muito ténue.
Por esta razão, falar sobre qualquer uma das dimensões da