vida urbana
As comunidades cresciam e as diferenças entre locais onde as comunidades se desenvolviam eram significantes. Uma comunidade que crescia perto de um rio tinha terras mais férteis e produtivas do que comunidades que cresciam perto de rochedos e terras menos férteis. Surgiram, assim, as diferenças e conflitos dentre elas.
Com o surgimento dos conflitos, cada comunidade passou a desenvolver sua metodologia de sobrevivência, baseada na união de comunidades próximas e construção de muros que delimitavam seus territórios, construindo, assim, uma forma de defesa de seus recursos e indivíduos. Assim surgiu o princípio de uma sociedade urbanizada e, partindo desse ponto, pôdese sofisticar sua organização. Criaramse formas de governo, para regular a distribuição de recursos de forma adequada entre todos os indivíduos que pertenciam a essa sociedade, distribuição de trabalhos, qualificação de recursos, (canalização de água, esgoto, formas de energia, etc.) processos que estão em mudança e desenvolvimento até os tempos atuais.
Assim, podemos ter uma ideia, de uma forma bem simples, de como surgiram as sociedades e porque elas surgiram, tornando nosso entendimento sobre essa organização em que vivemos um pouco mais clara.