Vida de Lutero
Resumo: Durante a Idade Média, a Igreja Católica acumulou muitas riquezas e se tornou muito poderosa, e, cada vez mais, se distanciava de seus ensinamentos , se contradizendo. Martinho Lutero, um monge agostiniano, desaprovava o rumo que a Igreja tomava, e, na ideia de promover um debate sobre suas ideias, principalmente a questão da venda de indulgências, afixa suas 95 Teses na porta da igreja do Castelo de Wittenberg, o que deu início à chamada Reforma Protestante.
Palavras-chave:
Martinho Lutero; Reforma Protestante; Igreja Católica; Séculos XV e XVI; 95 teses;
Introdução: A Reforma Protestante (início do século XVI) foi uma dentre várias reformas religiosas que se iniciaram após a Idade Média, resultado da insatisfação com as condutas da Igreja Católica e distanciamento das doutrinas e princípios. A Igreja Católica se tornou muito poderosa durante a Idade Média, interferindo em decisões políticas e conseguindo altas quantias de dinheiro e propriedades, chegando a vender indulgências, caindo em contradição. Martinho Lutero era um monge agostiniano que era totalmente contra a prática da venda de indulgências, e, numa tentativa de fazer um grande debate a respeito disto, afixou as suas 95 teses na porta da igreja do Castelo de Wittenberg. Estas teses tiveram grande repercussão, e o Papa Leão X exigiu que Lutero se retratasse. Como isto nunca aconteceu, Martinho foi excomungado, e, como mais um ato de protesto, rasgou e queimou a Bula Papal. Lutero foi acolhido pelo seu protetor, Frederico da Saxônia, e enquanto isso, vários nobres alemães se aproveitavam da situação para tomar bens da Igreja. Houveram três revoltas, na qual a última destas causou a morte de milhares de camponeses.
Martinho Lutero: O segundo filho de Hans Luther e Margaret Ziegler, Martinho Lutero, nasceu em 10 de novembro de 1486, na cidade de Eisleben, na Saxônia. Em 1484 sua família se mudou para Mansfeld, onde,