vida de jung
Carl Gustav Jung nasceu no vilarejo de Kesswill, junto ao lago de Constança, em 26 de julho de 1875. Embora Kesswill situe-se no Cantão da Turgóvia, Jung nasceu como cidadão de Basiléia porque seu pai também o era. Recebe o nome como homenagem ao avô que era professor de medicina. Filho de Johan Paul Achilles Jung (pastor) e Emilie Preiswerk (descendente de uma família tradicional de Basiléia), Jung era um menino solitário que gostava de brincar sozinho. Não gostava de ser perturbado e ficava profundamente concentrado nas brincadeiras irritando-se se alguém ficasse observando ou julgando. Dizem que ele não suportava críticas e nem pessoas que interferissem em suas atividades. De acordo com alguns amigos ele poderia ser considerado um monstro antissocial. (JUNG, 2002)
A irmã de Jung nasce quando ele já contava com nove anos e, embora mais tarde tivesse aprendido a ter grande apreço pela irmã, ela havia chegado tarde demais para que fosse possível qualquer convivência infantil entre os dois, de modo que ambos cresceram mais ou menos como se cada um fosse filho único. (HANNAH, 2003, p. 35).
Sua introversão foi percebida desde a tenra idade, o que perdurou por toda sua vida. De acordo com Hannah (2003, p. 33), Ele era um menino extraordinariamente sisudo que – mesmo antes dos quatro anos – não permitia que qualquer sentimentalismo o influenciasse, em especial no tocante a questões religiosas. Sempre tomava os fatos e os comparava uns com os outros e, a partir dessas comparações, tirava conclusões que o defrontavam, desde a mais tenra idade, com os opostos que existem no destino e na natureza. Isso lhe dava uma