Vida de Insetos
Tecnólogo em Logística (diurno)
Discente: Rosinelma Ignácia Pereira
Docente: Verônica
Disciplina: Teoria Geral da Administração – TGA
Resenha Crítica acerca do filme Vida de Insetos (Bug’s Life)
O filme transmite a idéia bem clara de uma organização, pois há existência de liderados realizando tarefas de forma planejada, organizada, dirigida e controlada. Logo no início do filme é possível identificar os principais conceitos da Administração Científica, tais como: a padronização, ênfase na eficiência e nas tarefas, supervisão dos operários e o aproveitamento correto do tempo (Estudo do Tempo e Movimento). No momento da colheita acontece um imprevisto com a queda de uma folha que deixa os operários desorientados impedindo a manutenção do tráfego, contudo, surge um funcionário encarregado de restabelecer a ordem e prontamente ordena que os trabalhadores dêem a volta na folha. A situação é contornada e logo após o ocorrido aparece um supervisor com uma prancheta analisando o tempo de atraso a fim de sanar eventuais problemas.
Enquanto todos fazem a colheita da mesma forma de sempre, um antigo funcionário de bengala passa e se dirige aos outros liderados falando que esse tipo de imprevisto ocorre desde os tempos em que ele era bem jovem. Flink (um liderado considerado impertinente, porém com muitas idéias inovadoras e bastante proativas) surge com uma invenção desajeitada que tinha a intenção de fazer com que a colheita fosse mais rápida e eficiente para que assim a concorrência não pudesse chegar de forma truculenta e surpreendê-los desejando obter à força tudo o que foi conquistado através de um trabalho bastante organizado.
Nessa organização os liderados tinham a concepção de que deveriam fazer tudo da forma de sempre porque essa era a tradição e nunca tinha sido questionada. Isso representa uma cultura organizacional bastante sólida com controles e hierarquias bem definidos (segundo Douglas McGregor) que quando são questionados