Victor
Fisica
Nome: n:
Prof: serie:
1)Pesquise em livros ou na internet e busque a ajuda de um mecânico para identificar como o giro dos pneus se conecta com o indicador do velocímetro. Pergunte quais são as diferenças entre os velocímetros mecânicos e os eletrônicos. Resposta:
Antigamente era usado um cabo de aço chamado cabo do velocímetro que ficava passava por dentro de um caninho. Era preso na roda do motorista e no velocímetro. A roda girava o cabo e o cabo girava o velocímetro conforme a rotação da roda. Conforme o ponteiro ia se movimentado, marcava a velocidade em que a roda estava andando. E com isso o odômetro que marca as quilometragens percorridas. Como tudo era feito a base de engrenagens e fios, as vezes surgiam alguns defeitos como o cabo se romper. Esse sistema e utilizado em carros mais velhos como Fusca e Brasília.
Atualmente não é mais usado fio de aço e engrenagens para se medir a velocidade, é colocado um ímã por trás do cubo da roda que é fixado no sensor no carro. Cada vez que a roda gira o ímã gira junto com a roda e cada volta completa o ímã passa pelo sensor que registra um pulso e manda para o velocímetro por um fio e o velocímetro registra a velocidade que o veiculo esta e os quilometro percorridos.
2) reúna-se em grupo e faça pesquisas sobre os limotes máximos de velocidade. Para isso, consulte o código nacional de transito e sites em que há informações sobre as estradas e sobre as regras de transito nos perímetros urbanos.
Resposta:
O limite máximo de velocidade estabelecido em vias urbanas é de 60km/h mas nas vias arteriais, geralmente admite-se que a velocidade não deve ultrapassae50km/h.
Em rodovias sem interseções em nível(cruzamento)e sem travessia dos perdestes em nível é 110km/h.
Em estradas o limite de velocidade permitido pela lei é 60 km/h
Onde não tem sinalização a velo9cidade