Vibrações Mecanicas
A análise de vibrações mecânicas é utilizada em muitas indústrias, como um dos principais métodos na detecção de problemas operacionais que possam vir a ocorrer, visando à prevenção do mesmo. Alguns desses problemas são: desbalanceamento de partes rotativas, desalinhamento de juntas e rolamentos, erosão, abrasão, folgas, entre outros.
Esse método é muito útil, no monitoramento mecânico de máquinas rotativas como ventiladores, compressores, turbinas, bombas, realizando estudos dos seguintes aspectos:
Estado dos rolamentos, analisando o seu mau funcionamento;
Análise de trincas nas máquinas;
Desbalanceamento;
Desalinhamento de juntas e acoplamentos;
Excentricidade;
Folgas;
Problemas de engrenamentos;
Roçamentos de rotores;
É caracterizado como um método de grande confiabilidade tanto na operação como na interrupção de máquinas, visando à substituição em tempo hábil das peças desgastadas. Prevenindo uma interrupção do processo por um período de tempo longo.
O monitoramento das falhas que possam vir a ocorrer é feito através de medições eletrônicas das vibrações, detectando algo que é imperceptível aos ouvidos humanos.
As técnicas de análise de vibrações são bem desenvolvidas e vão dos métodos mais simples (medição dos valores médios das amplitudes de vibração) até os mais complexos (correlações e espectros de correlações).
A medição pode ser afetada por distúrbios causados por outras fontes de vibração no processo em análise, interpretação de sinais, as vezes é feita de forma muito complexa, a taxa de sensibilidade do ensaio pode vir a trazer alarmes falsos, além da montagem e desenvolvimento dos sistemas de diagnósticos serem relativamente caros. Esses são alguns aspectos que limitam a utilização dessa técnica.
Os resultados obtidos com o ensaio podem seguir diferentes rumos. É possível desde a criação de gráficos que representem o estado da máquina até a digitalização dos sinais, com auxilio de microprocessadores.