DIVERSOS
O filme Uma Mente Brilhante inicia-se com a chegada do jovem Nash à Universidade de Princenton, em 1947. Isolado de todos e tudo, Nash recusa-se a participar das atividades normais e básicas da Universidade, tais como frequentar às aulas, compartilhar e conviver com os colegas e lecionar.
Pois ele era apaixonado por números e vivia de Matemática consentrava todo seu tempo em um único objetivo que é a procura de uma "Ideia original". Diferente de seus outros colegas que o criticavam, e defendiam teses já existentes apenas procurando complementa-las.
Incentivado pelo colega Charles a procurar a sua ideia original" fora das quatro paredes do seu quarto, Nash inspira-se em fontes estranhas, como o movimento dos pombos no parque, os movimentos de uma equipe de futebol e até do roubo de uma carteira. Nenhum destes três estudos o ajuda. Más numa conversa de bar Nash encontra inspiração para a sua "Ideia Original", uma teoria revolucionária com aplicação à economia moderna e que contradizia 150 anos do reinado de Adam Smith na área.
O reconhecimento pelo seu trabalho acontece em 1953, após ter Nash realizado alguns trabalhos no Pentágono a decifrar códigos russos. Ao mesmo tempo, Nash é Professor. Mesmo com comportamento estranho perante suas turmas uma aluna, Alicia, se encanta com Nash, vindo a casar e ter um filho. Tudo parecia correr bem com o casal, até que Nash começa a ser perseguido por desconhecidos. Nash não resiste à grande pressão e começa a ficar paranóico a ponto de quase perder seu filho afogado diante de seus olhos quando tomava banho. Apartir deste fato sua esposa resolve interna-lo.
O filme segue uma trajetória repleta de desafios, onde Nash luta, não só contra a esquizofrenia, mas também contra todos aqueles que não acreditavam na sua recuperação Quando ele reconhece a doença e procura uma forma de conviver com ela. O filme termina o reconhecimento pelo qual Nash tanto ansiava: o Prémio Nobel de