Viabilidade econômica do uso de combustível alternativo (borracha)nos fornos em cimenteiras
-Combustível Coque
Vários fatores influenciam o preço de mercado do coque de petróleo. Quando o preço internacional do carvão aumenta, a demanda por coque de petróleo também aumenta. Na visão dos analistas, a alta do preço internacional do carvão geralmente é o que mais influencia na alta do preço do coque de petróleo, usualmente com um atraso de cerca de 3 meses. Por outro lado, a diminuição de preços no mercado mundial de carvão resulta quase que instantaneamente na diminuição do preço do coque de petróleo, já que os usuários reagem imediatamente, retomando ao consumo de um produto cujo uso é mais conveniente.
O coque de petróleo, considerado como combustível sólido, tem as seguintes características:
Características Positivas
Elevado poder calorífico
Reduzido teor de cinzas
Baixo custo de aquisição
Características Negativas
Reduzido teor de materiais voláteis
Elevado teor de enxofre
Cinzas contendo metais pesados
As características positivas levam as empresas a ter alto interesse em sua utilização, sendo o preço o principal fator de impulsão. Já as características negativas implicam em grandes desafios técnicos para a utilização do coque nos equipamentos industriais.
Para a adequada queima de um combustível sólido, costuma-se dizer que, além do suprimento do ar de combustão em quantidade suficiente, são necessários três condições adicionais:
Temperatura
Tempo
Turbulência
O fator temperatura é importante porque as reações de oxidação típicas da combustão são aceleradas à medida que a temperatura se eleva. Por essa razão é que a combustão em fornos de cimento, onde as temperatura das paredes da câmara superam 1500°C
O fator tempo é importante porque as partículas de combustível requerem um determinado tempo para serem consumidas. É necessário que se considere que o tempo para se consumir uma partícula é aproximadamente proporcional