Viabilidade econômica de projetos
DETERMINAÇÃO DA ESCALA DE PRODUÇÃO
Por: Thiago Teixeira
(Acadêmico de Engenharia de Minas)
1.0 – INTRODUÇÃO
Em todos os projetos de avaliação de viabilidade de empreendimentos mineiros e até mesmo em negociações que envolvam empreendimentos ou produções de empreendimentos mineiros já existentes, a correta determinação do valor venal é de fundamental importância para a determinação da exeqüibilidade ao não da negociação, pois o valor venal deve ser aquele que mais se aproxime do valor justo, remunerando o capital investido e o risco inerente a qualquer processo produtivo. A definição vigente sobre “indústria de mineração”, estabelece como objetivo econômico a “maximização do Valor Atual Líquido dos benefícios monetários futuros, durante toda a vida da mina”. O Valor Atual é função da ESCALA DE PRODUÇÃO. Então, a determinação do valor da escala de produção que consiga maximizar a função V=f(t), em que V é o valor atual e t a taxa de produção, é o problema a ser resolvido pela aplicação do Modelo Estatístico de Massé.
Como complementação dos conhecimentos abordados na disciplina ENG-257 Viabilidade de Exploração de Minas, será executada uma aplicação prática para a determinação da escala de produção de um empreendimento da indústria mineral.
1.1 - OBJETIVO
Com o objetivo de aprender a empregar as ferramentas mais modernas hoje existentes para a DETERMINAÇÃO DA ESCALA DE PRODUÇÃO de uma mina, parte importantíssima nas etapas de avaliação de projetos na área da indústria mineral, e como parte dos créditos da disciplina lecionada pelo professor Laelson Ribeiro, ENG-259 Viabilidade de Exploração de Minas na UFBA, foi feita uma aplicação prática que será descrita em momento oportuno.
Partindo da teoria de H.D. Hoskold desenvolvida depois por outros autores, será feito um desenvolvimento matemático que determinará a complementação de uma tabela, fonte de dados para a confecção do gráfico de Massé, como