Vfnjksdf
2524 palavras
11 páginas
A primeira aeronave conhecida no mundo a efetuar um voo foi batizada de Passarola, e antecede 74 anos o famoso balão dos Montgolfier. A Passarola era um aeróstato, cujas características técnicas não são atualmente conhecidas na totalidade, inventado por Bartolomeu de Gusmão, padre e cientista português nascido no Brasil colônia, tendo voado no ano de 1709.A temática do sonho – a construção da passarola
(Personagens: Padre Bartolomeu, Baltasar, Blimunda, Domenico Scarlatti)
. Encontro do Padre Bartolomeu com Baltasar, no auto-de-fé, em Lisboa (Rossio) em 26 Julho de 1711 (Cap. V)
. João Elvas informa Baltasar do apelido do padre – O Voador. Baltasar inquira o Padre sobre a razão do seu apelido de voador. (Cap. VI)
. O Padre confidencia a Baltasar o segredo da máquina e vão a S. Sebastião da Pedreira.
. Proposta/convite de trabalho de Bartolomeu e Baltasar (Construção da passarola). (Cap. VI)
. Baltasar e Blimunda mudam-se para S. Sebastião da Pedreira para estarem perto da máquina (Cap. IX) – o padre viaja para Holanda para trazer o éter.
. Em virtude de ainda não haver a certeza do voo da máquina, param-se os trabalhos e Baltasar e Blimunda vão para Mafra. (Cap. IX)
. O padre regressa da Holanda com o “éter – afinal, o que faz voar a passarola são as “vontades”. (Cap. XI)
. O padre vai para Coimbra mas antes distribui tarefas – quando ele mandar “irão os dois para Lisboa, tu (Baltasar) construirás a máquina, tu (Blimunda) recolheras as vontades”. (Cap. XI)
. Baltasar e Blimunda partem para Lisboa a pedido do padre. (Cap. XII)
. Continuação da construção da passarola. (Cap. XII)
. Recolha de vontades na procissão do corpo de Deus. (Cap. XIII)
. O padre revela a Scarlatti o segredo da máquina. - Ida a S. Sebastião da Pedreira onde o padre apresenta a máquina e a tríade. (Cap. XIV)
. Blimunda finaliza a recolha das vontades durante a epidemia – doença de Blimunda e cura com a música de Scarlatti. (Cap. XV)
. O padre é perseguido pelo santo oficia o que leva à