1 AVALIA O DE TEORIAS DO TEATRO 2015
UNESP- CAMPUS DE ARARAQUARA
Departamento de Literatura
TEORIAS DO TEATRO - Prof. Paulo Andrade
ALUNA: RAFAELA GRACIANO ULPRIST
NOTURNO
Com base nos textos abaixo responda o que se pede:
Ao refletir sobre o efeito da tragédia e as ações que levam à sua produção, Aristóteles afirma que as ações podem ser praticadas de três formas, das quais citaremos apenas duas:
Texto 1) “ É possível que uma ação seja praticada a modo como pensaram os antigos, isto é, por personagens que sabem e conhecem o que fazem, como a Medéia de Eurípides, quando mata os próprios filhos. Mas também pode dar-se que algum obre sem conhecimento do que há de malvadez nos seus atos, e só depois se revele o laço de parentesco, como no Édipo de Sófocles”
In: Aristóteles. Poética. Trad. Eudoro de Sousa. Porto Alegre, Globo, 1966, Cap. XIV, p. 85
Texto 2) “Em Édipo (...) o passado - o mito – é conhecido do público e não lhe precisa ser revelado; ele é o domínio geral da posteridade reunida no teatro ateniense. O passado é revelado à personagem central, ao próprio Édipo, que dele nada sabia. Desta forma, em Édipo o passado é transformado em atualidade. Édipo, nada sabendo, é atingido em cheio pela revelação do seu passado; o drama é plena presença atual. O passado é função da atualidade, ao passo que em Ibsen a atualidade é função do passado. ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006, p. 87 .
Questão:
Façam uma reflexão, comparando como o drama moderno de Ibsen empreende uma inversão da técnica analítica, tal como se dava em Édipo Rei, de Sófócles, atentando-se para os seguintes pontos.
a) A diferença entre a estrutura dramática de Ibsen e a de Sófocles, apontando o verdadeiro problema formal que se manifesta na crise histórica do próprio drama.
b) Os pontos de aproximação e distanciamento da tragédia clássica, por meio da trajetória da personagem Nora.
c) A presença do épico no drama de Ibsen.
R: A forma utilizada por Ibsen era clássica, mas