Veículos Hibridos
Introdução
A qualidade de vida depende diretamente do ambiente onde o ser humano vive, logo ela está relacionada à natureza e ao ecossistema. A preocupação com o meio ambiente é crescente e o avanço tecnológico está cada vez mais aliado a um desenvolvimento sustentável.
A poluição do ar é a grande responsável pelo desequilíbrio na saúde da população das grandes metrópoles, onde circulam a maioria dos veículos automotores. Diante deste cenário, a indústria automobilística tem investido em tecnologias com maior economia de combustível, redução dos níveis de emissões, sem perda no desempenho, segurança, confiabilidade e manutenção dos demais atributos aplicados aos veículos hoje em circulação. Neste estudo veremos os benefícios que o hibrido pode trazer para um desenvolvimento sustentável visando a sociedade, e também permitindo uma maior economia de combustíveis fósseis.
Momento Histórico
O 1º carro híbrido foi desenvolvido por Ferdinand Porsche em 1901. Porsche trabalhava na fábrica Lohner & Co quando projetou um motor híbrido, acoplando um motor a gasolina a um gerador que carregava um pequeno banco de baterias, inventando o primeiro carro elétrico híbrido. A ideia do motor híbrido de Porsche é a mesma ainda usada hoje, embora mais aprimorada e proporcionando maior desempenho e autonomia.
Apesar de outros carros elétricos terem surgido após a ideia de Porsche, como o Dual Power fabricado pela Woods Motor Vehicle Company de Chicago, a tecnologia firmou-se apenas em 1990 quando o Honda Insight e o Toyota Prius foram oferecidos ao público. Em 2003 haviam um total de 43. 435 híbridos licenciados nos Estados Unidos. A Audi foi a primeira montadora europeia a fabricar veículos híbridos, quando em 1997 ofereceu ao público o Audi Duo, baseado no Avant A4. Em 2005, o primeiro SUV híbrido apareceu no mercado, o Ford Escape Hybrid. Em 2007, a Lexus lançou uma versão híbrida do seu sedã Sport, GS 450 h. Em