Veículos electricos da Carris , 10minutos, Tema apresentação inicial, Formação Inicial de Formadores

476 palavras 2 páginas
História dos Carros Eléctricos em Portugal e a Evolução. O Americano ao Eléctrico.
O Carro Americano
Em 1832, um cocheiro irlandês de nome John Stephenson, com o auxílio de alguns capitalistas, pretendia montar um caminho-de-ferro entre New York e Haarlem, para ser utilizado um veículo a vapor. As autoridades não aceitaram a ideia e, assim, viu-se obrigado a utilizar cavalos como força de tracção às carruagens, que continuavam a circular sobre carris.
Passados quarenta anos, Portugal começou a dar os primeiros passos, neste sistema detransportes. Em 1871 é feito o assentamento da via-férrea e em Maio de 1872 é inaugurado o novo transporte público na cidade de Lisboa e Porto. A velocidade atingida era superior aos carroções (carros de dimensões avantajadas, puxados por uma junta de bois), não impedia o trânsito de peões e outros veículos e passava a ter um percurso perfeitamente previsível.
Este tipo de transporte assente no carril, sendo este elemento tecnológico o elemento facilitador para o incremento da velocidade, impôs a normalização do pavimento urbano.
A tracção era efectuada por muares ou cavalos (figura 1), tornando-se um transporte urbano indicado para operar em zonas densamente povoadas.

fig.1 Cavalos como força de tracção às carruagens que circulavam sobre carris.
O Carro EléctricoOs Carros Eléctricos são veículos constituídos por um chassis, caixa de madeira, sistema de captação de energia, comandos e são accionados por motores eléctricos, que se movimentam sobre carris. Segundo Monterey (1971) “Os primitivos carros, com6000 kg de peso, comportavam 30 passageiros. Instalados na parte inferior, dois motores de vinte e cinco cavalos faziam a tracção. Sendo a plataforma demasiado alta, os estribos tinham três degraus”.
O carril usado foi sempre objecto de alteração devido à necessidade de melhorar as suas propriedades mecânicas, nomeadamente a sua resistência à deformação.
A bitola i.é., a distância entre as faces dos carris foi

Relacionados