bulling nas escolas
“Bullyng” é um termo de origem inglesa, que significa agressão física ou psicológica de forma intencional praticada repetidamente por um aluno ou grupo de alunos sobre um colega ou um grupo de alunos mais frágeis”.
O bullyng é um comportamento desigual onde o opressor é sempre quem tem o poder sobre o oprimido que geralmente tem algo diferenciado dos demais, ou usam óculos, são obesos, se vestem ou tem idéias diferenciadas dos demais etc.
O bullyng pode ter conseqüências graves para o oprimido, chegando por muitas vezes a fazer com que o oprimido se feche e fique muito mais recluso.
Temos duas classificações para o bullyng: o direto que ocorre com agressões físicas, e eo indireto através de agressões morais. Estes alunos sofrem vários tipos de agressão, são geralmente excluídos, sofrem perseguição e até muitas vezes chegando a agressão física.
Temos agora também o “cyber bullyng”, que são as novas tecnologias, ex: redes sociais, celulares etc.
O bullyng ocorre geralmente em escolas com deficiência na supervisão, ou quando não se dá a devida importância ao que se passa com os alunos. Professores e funcionários por vezes não estão preparados para esta situação, não sabendo como agir neste caso, e muitas vezes agem de forma a piorar a situação que já é bastante complicada.
Sabe-se hoje que os “opressores” são geralmente pessoas que vem de famílias por vezes desestruturadas ou o oposto dito com excesso de permissividade e ainda tem o fator genético que também deve ser levado em conta.
As vitimas ou oprimidos geralmente são indivíduos que não conseguem reagir ou se defender.
Se não for feito um trabalho com estes opressores este comportamento pode perdurar por toda sua vida, podendo transformar-se em indivíduos muito mais violentos e por muitas vezes criminosos. Como saber se a criança é vitima desta situação ou se é o agressor?
É difícil perceber logo de imediato e se há algo errado, pois geralmente a vitima não se abre para