Veículo de movimentação de carga
Projetar um veículo de elevação e movimentação de cargas
2. Dimensionamento do Veículo
2.1 Cálculo da Resistência ao Movimento.
A resistência ao movimento em marcha se compõe de resistência ao rolamento F r , resistência à inclinação Fi e para os veículos motorizados deve ser considerada a resistência à aceleração Fa.
Resistência ao Rolamento (Fr): O valor de R representa a resistência ao movimento em um trecho horizontal e pode variar em função das características da roda do veículo e da superfície de translação. O valor de R pode ser calculado teoricamente em função das características de projeto de cada equipamento.
O valor de R escolhido é de acordo com uma roda maciça de borracha com mancais de rolamento sobre asfalto (R= 0,012 a0,014). Resistência à Inclinação (Fi): Neste caso devem ser consideradas as forças devido a influência da aceleração da gravidade no plano inclinado.
Resistência à Aceleração (Fa): Este valor é dividido em duas partes: massas de translação (Fat) emassas de rotação (Far).
2.2 Cálculo para Dimensionamento do Motor:
O cálculo da potência do motor é efetuado considerando as condições de resistência ao movimento.
Potência do Motor para Velocidade Constante e Trecho Horizontal (P h): deve ser calculado na expressão a seguir:
Onde:
Fr = Ft x R (Ft corresponde ao peso total sobre as rodas de apoio) – (Newtons)
V = Velocidade de Translação do Veículo – (metros/segundo) η= Rendimento da Transmissão Mecânica – (adimensional)
Potência do Motor para a Aceleração do Veículo em Trecho Horizontal: Durante a partida do veículo é necessário vencer as forças de inércia do sistema para alcançar a velocidade de translação. Nesta fase do funcionamento é necessário acelerar as massas em translação e rotação. O cálculo da potência de aceleração pode ser efetuado da seguinte maneira: Massas em Translação: Neste caso aplicam-se os conceitos básicos da mecânica, obtendo-se a expressão, considerando t a o