Vestimentas de segurança
As vestimentas de proteção são indicadas de acordo com o ramo de atividade.
As vestimentas de proteção são classificadas em um ou mais tipos, cuja designação é baseada no estado físico do perigo.
O que é CA?
O Certificado de Aprovação (CA) é obrigatório para todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) segundo a NR 6, ele é emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para EPIs que atendam as normas vigentes no Brasil.
No caso de vestimentas de proteção, as amostras são encaminhadas para um laboratório credenciado no MTE que emitirá um laudo com os resultados das amostras nos testes de desempenho. Através desse laudo o MTE emite o CA e indica a proteção para a qual a vestimenta é indicada.
O que é NR 6?
A Norma Regulamentadora nº 6 (NR 6) publicada pelo MTE foi escrita de forma que define o que é EPI e também direciona o papel de cada um e atribui responsabilidades no que se refere a equipamentos de proteção individual.
Essa NR lista os tipos de EPIs e a proteção que cada um deles pode oferecer ao usuário. Ela deve ser seguida por empregadores, trabalhadores, fabricantes e importadores.
Quando o uso de vestimentas é necessário?
Quando o trabalhador estiver exercendo sua atividade em um ambiente contendo poeiras, névoas, respingos, spray leve e contaminantes biológicos que possam vir a causar danos à sua saúde.
Como é feita a seleção adequada da vestimenta?
A seleção da Vestimenta de Proteção deve ser feita baseando-se nos riscos ao que o trabalhador está exposto. O primeiro passo crítico em desenvolver um programa de saúde e segurança abrangente é identificar os riscos à saúde no local de trabalho. Esse processo é conhecido como “análise de riscos”.
O empregador deve analisar o local de trabalho e determinar se o risco presente requer o uso de Vestimentas de Proteção, antes de distribuir os EPIs aos trabalhadores. Uma análise de riscos conduzida adequadamente identifica as atividades de rotina e fora da rotina e tarefas