VERTICALIZAR: UMA NOVA FORMA DE AMPLIAÇÃO DE ESTOQUE
4568 palavras
19 páginas
VERTICALIZAR: UMA NOVA FORMA DE AMPLIAÇÃO DE ESTOQUEDirley Nunes da Luz
Humberto Eustaquio
Leandro Honório de Abreu Rodrigues
Poliana Almeida
Rodrigo Gonçalves
Rosiana Ribeiro dos Santos
Resumo: Este artigo apresenta um estudo sobre verticalização de estoques, que tem como objetivo discutir a ampliação dos espaços quando não se tem o recurso de aumentá-los horizontalmente.
Diante disso serão vistos conceitos básicos sobre verticalização de estoques, obstáculos encontrados na verticalização de estoque, riscos de acidentes, e os impactos no meio ambiente. Será realizado um estudo teórico de tais conceitos, além de entrevistas aliado a uma pesquisa de campo que ajudará entender melhor porque essa nova forma de ampliação de estoque é interessante e em algumas empresas é essencial.
Palavras-chave: estoque – verticalização – obstáculos à verticalização
1 – INTRODUÇÃO Atualmente, uma das maiores dificuldades enfrentadas por algumas empresas é quando precisam ampliar a capacidade de seus espaços físicos. Isso se deve à dificuldade e até mesmo impossibilidade de se conseguir novos terrenos, vizinhos ou não, em um espaço urbano cada vez mais ocupado e valorizado. Subir é a melhor solução, é o que demonstram professores de logística, fabricantes de sistemas e estruturas e seus clientes em matéria especial do portal Verticalizar é economizar. Nesse contexto, surge uma possibilidade de se ampliar tal espaço: A verticalização dos estoques. É uma forma de se ampliar espaços que já é utilizada quando se trata de construção civil e planejamento urbano. Com as dificuldades de se ampliar espaço horizontal, as empresas começam a ocupar o espaço verticalmente, ou seja, de baixo pra cima. Pode-se, dessa forma transformar a capacidade dos estoques de metros quadrados para metros cúbicos, o que reduz em muito o investimento necessário para se fazer ampliações, melhora o aproveitamento de espaço do terreno atual, evita ocupação de novos espaços