Versalhes
DESIGN DE INTERIORES
PALÁCIO DE VERSALHES
ETEC “GETÚLIO VARGAS”
SÃO PAULO
SETEMBRO DE 2010
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O Palácio de Versalhes ou Château de Versailles localiza-se na França na cidade de Versailles, o palácio esta na lista da UNESCO como Patrimônio Mundial há 30 anos, e é uma das conquistas mais bonitas do século XVIII da arte francesa. O Rei Luís XIV transformou e expandiu-o, movendo o tribunal e o governo da França para Versailles em 1682. Cada um dos três reis franceses, que viveu lá até a Revolução Francesa adicionou melhorias para torná-lo mais bonito.
No início, era apenas um humilde alojamento de caça construído por Louis XIII. Mas Luís XIV escolheu o local para construir o palácio que hoje conhecemos o símbolo do absolutismo real e a personificação da arte clássica francesa.
O Palácio perdeu a sua posição como a sede oficial do poder, em 1789, mas adquiriu um novo papel no século XIX como o Museu da História da França, que foi fundada a mando de Louis-Philippe, que subiu ao trono em 1830. O arquiteto responsável pela construção do Palácio foi o Louis Le Vau os jardins e também as esculturas foram projetadas pelo paisagista André Le Nôtre junto com o Jean-Baptiste Colbert.
Louis XIV (1638-1715)
Louis XIV foi marcado pela imagem de um monarca absoluto. Ele foi coroado rei com 5 anos de idade. Ele casou-se com sua prima Maria Teresa da Áustria e depois teve um casamento secreto com Madame de Maintenon.
Era desejo de Louis XIV criar um centro para a Corte Real. Em 1669 o arquiteto Louis Le Vau o arquiteto/paisagista, André Le Nôtre e do pintor e decorador Charles Le Brun começaram uma renovação no Palácio muito detalhada. A construção e expansão de Versalhes tornaram-se sinônimo do absolutismo de Louis XIV. Houve quatro campanhas, ou melhor, dizendo quatro obras de construção distintas, todas elas correspondendo a Guerra de Louis XIV.
A primeira Obra foi,