Verrugas por HPV
Belo Horizonte
2014
1) A DOENÇA
O HPV (papilomavírus humano), é o nome genérico de um grupo de vírus que engloba mais de cem tipos diferentes, pode provocar a formação de verrugas na pele, e nas regiões oral (lábios, boca, cordas vocais, etc.), anal, genital e da uretra. As lesões genitais podem ser de alto risco porque são precursoras de tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero e do pênis, e de baixo risco que não relacionadas ao aparecimento de câncer.
2) TRANSMISSÃO
É uma doença transmitida sexualmente (DST), sendo a não utilização da camisinha nas relações sexuais a principal causa da transmissão.
Também é possível a transmissão do HPV da mãe para o filho no momento do parto, devido ao trato genital materno estar infectado. Nesse caso a criança desenvolve uma doença chamada papilomatose respiratória juvenil, mas o numero é bem baixo.
3) O VÍRUS
O vírus do papiloma humano (VPH ou HPV, do inglês human papiloma virus) é um vírus que infecta os queratinócitos da pele ou mucosas, e possui mais de 200 variações diferentes. A maioria dos subtipos está associada a lesões benignas, tais como verrugas, mas certos tipos são frequentemente encontrados em determinadas neoplasias como o cancro do colo do útero, do qual se estima que sejam responsáveis por mais de 90% de todos os casos verificados.
A principal forma de transmissão do HPV é por via sanguínea, sendo a doença sexualmente transmissíveis (DST) mais frequente. Estima-se que 75 a 100% da população feminina mundial estejam infectadas, e que 20% das mulheres contraiam a infecção durante algum período das suas vidas. A maioria das situações não apresenta sintomas clínicos, mas algumas desenvolverão alterações que podem evoluir para cancro. O exame de rastreio para diagnóstico destas alterações é a citologia cervical ou Papanicolau. A infecção também pode ocorrer no homem e, embora as manifestações clínicas sejam