verbos no infinitivo
Quando o infinitivo estiver depois da preposição a, é o caso mais polêmico, pois há gramáticos que admitem a flexão do infinitivo e há gramáticos que não admitem. O mais recomendável é aceitar ambos os casos, ou seja, quando o infinitivo estiver depois da preposição a, pode-se usar tanto o infinitivo flexionado, quanto o não flexionado.
Ex: O rapaz ajudava as garotas a superar suas dificuldades em Matemática.
O rapaz ajudava as garotas a superarem suas dificuldades em Matemática. A única exceção ocorre quando a oração estiver na voz passiva (com sujeito sofrendo a ação verbal): nesse caso, o infinitivo será flexionado obrigatoriamente.
Ex: Essas são as tarefas a serem feitas. (A oração está na voz passiva, pois o sujeito tarefas sofre a ação de fazer).
_____________________________________________________________________________
Cuidado com essas expressões
"Á medida que" --->>>é proporcional
"Na medida que "--->>>é causal
Conjunções
Coordenativas
As conjunções coordenativas são conhecidas por:
Aditivas
Indicam uma relação de adição à frase. Unem palavras de mesma função sintática. São elas: e, nem, mas também, como também, além de (disso, disto, aquilo), quanto (depois de tanto), bem como e etc.
Ex: Comi e fiquei satisfeita.
Ex2: Todos aqui estão contentes e despreocupados.
Ex3: João acordou e mutilou todos os seus inimigos.
Ex4: O acontecimento não foi bom nem ruim.
Adversativas
Indicam uma relação de oposição bem como de contraste ou compensação entre as unidades ligadas. Também pode gerar um sentido de consequência a algo dito anteriormente. São elas: mas, porém, todavia, entretanto, no entanto, senão, não obstante, contudo, etc. Antes dos nexos adversativos a vírgula é obrigatória.
Ex: O carro bateu, mas ninguém se feriu.
Alternativas ou disjuntivas
Como o seu nome indica, expressam uma relação de alternância, seja por incompatibilidade dos termos ligados ou por equivalência dos