Verbete sobre revistas
''As revistas, assim como a maioria dos produtos jornalísticos são demarcadas pela efemeridade, sobretudo por estarem ligadas à prestação de informações que perdem rapidamente a sua validade pelo próprio transcorrer dos fatos.''
Margareth de Oliveira Michel
Jerusa de Oliveira Michel
Conceito ou definição
Uma revista, do ponto de vista da comunicação de massa, é uma publicação periódica de cunho informativo, jornalístico ou de entretenimento, geralmente voltada para o público em geral. (MICHEL, M.; MICHEL, J. 2011)
Desenvolvimento Histórico
A primeira revista surgiu na Alemanha em 1663 e tinha um nome tão cumprido que mal dava na capa: '' Erbauliche Monaths-Unterredungen''. Foi na própria Alemanha, que Gutenberg desenvolveu a sua invenção da prensa gráfica a partir dos tipos móveis. As publicações eram cada vez mais regulares nas revistas, por isso a sua necessidade. Nessa época, a revista abordava assuntos específicos e tinha um caráter didático. Depois, veio o interesse por temas específicos. No Brasil, a primeira revista se chamava ''As variedades ou os ensaios sobre literatura'', criada em 1812 em Salvador e abordava temas eruditos primeiramente, décadas depois ampliou o seu interesse por outros temas. (GALLO, 2012)
Principais Debates
Em sua função comunicativa, as revistas também constituem uma realidade social complexa, são responsáveis por passarem a informação, detêm poderes de manipulação e alienação das massas. (HOHLFELDT, 2008: 35) Como os jornais, as revistas vão buscam seus lucros por meio da venda de exemplares, das subscrições e das publicidades.
Palavras- chave e conceitos relacionados
Revistas Culturais, representam a arte.
Revistas Customizadas, estão preocupadas com o público.
Revistas Institucionais, descrevem o que acontece no ambiente organizacional.
Prensa gráfica; impressão de livros, artigos, revistas.
Ilustração
Fonte:
Referências Bibliográficas
- HERMES,G.A. Revistas