Ventos oceânicos
Conforme o ar quente próximo da linha do equador sobe, o ar circundante mais frio, a norte e a sul, tem tendência a substituí-lo.
Geram-se, assim, os ventos alíseos de NE e SE do Pacífico, que sopram em direcção ao equador.
O local onde estes ventos se encontram - Zona de Convergência - é tradicionalmente calmo, com brisas suaves. Por isso, também é conhecido como Zona de Calmaria.
No entanto, algumas das mais violentas tempestades tropicais, como os tufões, têm a sua origem aqui...
Giros subtropicais[editar | editar código-fonte]
O centro de um giro subtropical é uma zona de alta pressão. A circulação ao redor da alta pressão é no sentido horário no hemisfério norte e em sentido anti-horário no hemisfério sul, devido a força de Coriolis. A alta pressão no centro é devida aos ventos do oeste no lado norte do giro e aos ventos alísios do leste no lado sul do giro. Isto causa correntes superficiais de friccção até a latitude no centro do giro. A acumulação de água no centro do giro cria um fluxo equatorial no oceano nos 1.000 a 2.000 m superiores, através de dinâmicas mais complexas. Este fluxo equatorial retorna até os polos em uma corrente de limite oeste intensificada.
Essas correentes intensificadas fronteriças são: no giro do Atlântico Norte, a corrente do Golfo; no giro do Pacífico Norte, a corrente Kuroshio; no giro do Atlântico Sul, a corrente do Brasil; no giro do Pacífico Sul, a corrente da Austrália oriental; e no giro do Oceano Índico a corrente das