Venezuela
Forma de Governo: República com uma câmara legislativa: Assembléia Nacional.
Chefe do Estado e do Governo: Presidente.
Capital: Caracas.
Área: 916.445 km².
População: 28,9 milhões.
Densidade: 29,82 hab./km².
Altitude máxima: Pico Bolívar, 5.007 metros.
IDH: 0.784 (72°lugar).
Línguas: Espanhol (oficial).
Religiões: Catolicismo 93,8%.
Moeda: Bolívar venezuelano.
A Venezuela é um país do norte da América do Sul banhado pelo oceano Atlântico e pelo mar do Caribe – Onde há várias ilhas que fazem parte de seu território.
Três regiões constituem a geografia venezuelana. A primeira, no nordeste, é marcada pelos Andes, que formam no país a serrania de Perijá e as cordilheiras de Mérida e da Costa. Na cordilheira de Mérida encontra-se o pico mais alto da nação, o Bolívar (5.007 metros).
No centro-sul estende-se a segunda região, o Maciço de Guayana, que, com menor altitude, separa as bacias dos rios Orinoco e Amazonas. Na região de Los Llanos estende-se uma ampla planície irrigada pelo Orinoco e por seus afluentes. O rio Orinoco é o maior rio venezuelano com 2.140 quilômetros, ele corta o país ao meio e recebe água de outros importantes cursos, como o Guaviare, o Meta, o Apure, o Ventuari e o Caroní.
No sul destaca-se o rio Churún, por nele se forma a catarata Salto Angel, a queda-d’água mais alta do mundo, com quase um quilômetro de altura (972 metros).
Clima:
O clima venezuelano é semelhante ao Equatorial, com chuvas muito abundantes durante todo o ano. O volume das precipitações aumenta em direção às altitudes médias e ao interior, e nos cumes o ambiente é frio e seco. Em Los Llanos e no delta do Orinoco predomina o clima tropical chuvoso com uma estação seca. No sul, muito quente, chove durante dez meses por ano.
Agricultura:
Historicamente deixada de lado em favor do setor petrolífero – cujos recursos são abundantes no país - ,a agropecuária venezuelana recebeu importantes estímulos nos últimos