Veneno
Definição da doença
Bulimia é um transtorno alimentar que leva a pessoa a exagerar na ingestão de alimentos e logo após provocar o vômito ou ainda, fazer uso de outros recursos como tomar laxante, ficar longo período sem se alimentar ou até exagerar na prática de exercícios físicos, para impedir o ganho de peso.
Causas
A bulimia afeta muito mais mulheres do que homens. O distúrbio é mais comum em mulheres adolescentes e em jovens adultas. A pessoa com bulimia geralmente está consciente de que seu padrão de alimentação é anormal e pode sentir medo ou ter sentimento de culpa associado aos episódios de comportamento da bulimia.
Sintomas
Na bulimia, excessos na alimentação podem ocorrer até várias vezes por dia durante vários meses. Em geral, pessoas com bulimia comem grandes quantidades de alimentos altamente calóricos, normalmente em segredo. Elas podem sentir falta de controle sobre sua alimentação durante esses episódios.
Esses excessos levam a uma sensação de desgosto por si mesmo, o que causa a purgação para evitar ganho de peso. A purgação pode incluir:
Vômito auto-induzidosExercício em excesso
Uso de laxantes e diuréticos
A purgação da bulimia frequentemente traz uma sensação de alívio.
Generalidades
Existe uma tendência popular em achar que a bulimia é o contrário da anorexia. Na bulimia o paciente não quer engordar, mas não consegue conter o impulso para comer por mais do que alguns dias. O paciente com bulimia tipicamente não é obeso porque usa recursos extremos para eliminar o excesso ingerido.. Os pacientes com bulimia geralmente apresentam 2 a 3 episódios por semana, o que não significa que no resto do tempo esteja bem. Esses pacientes pensam em comer o tempo todo. A média de fracassos na tentativa de conter o impulso é duas vezes por semana.
Prevenção
Uma atitude da família em ressaltar a importância de uma alimentação saudável e não enfatizar a perda de peso.
É importante conversar com os filhos e filhas sobre o valor