Velocidade de um objeto no meio viscoso em meio a um plano inclinado
Felipe Fernandes Duarte de Oliveira Lima
Departamento de Física – Universidade Tecnológica Estadual da Paraíba
Campus Campina Grande – Rua Juvêncio Arruda, s/n - Bodocongó - 58109-790 – Campina Grande – PB – Brasil
E-mail:
Experimentalmente procuramos estudar o movimento de um objeto em um cilindro contendo um fluido de natureza viscosa com ajustes de inclinações e podemos realmente constatar que se trata de um Movimento Retilíneo Uniforme com auxilio de instrumentos necessário para esse experimento. Para isso foram necessárias três tentativas para minimizar os erros experimentais a fim de determinar o tempo médio para cada deslocamento percorrido em uma determinada inclinação. E com o auxílio do papel milimetrado foi possível estudar a velocidade da esfera para inclinações de 10º, 20º e 30º e seus respectivos desvios. Além disso, a partir dos métodos dos mínimos quadrados obteve-se o coeficiente angular que além de ser necessário para traçar o gráfico foi muito importante para calcular a velocidade constante da esfera em um meio de natureza viscoso.
Introdução
Para termos uma noção de qual movimento iremos estudar deve-se compreender o conceito de movimento.
Quando queremos estudar um movimento qualquer deve-se primeiramente adotar um referencial para observação do que deve ser estudado, Ex: Quando estamos no ônibus os passageiros a nossa volta estão em repouso porém as ruas, casas e os demais elementos que estão fora do ônibus estão em movimento em relação ao observador.
Quando um corpo se movimenta com velocidade constante em relação ao referencial observado afirmamos que o corpo realiza Movimento Retilíneo Uniforme, ou seja a mudança do deslocamento é proporcional a variação de tempo. A equação utilizada para representa o Movimento Retilíneo Uniforme será:
(1)
Onde é a velocidade escalar, é a variação do deslocamento e é variação