Veias e arterias
Veias
Coloração esbranquiçada.
Coloração escurecida ou azulada.
Lúmen vazio.
Sangue coagulado.
Mais elásticas, com túnica média espessa.
Parede delgada.
Não deformam.
Deformam com facilidade.
Diferença macroscópica de artérias e veias.
Artérias são mais fortes porque precisam suportar a maior pressão sanguínea.
Artérias de maior calibre possuem pequenos vasos sanguíneos que nutrem a própria parede externa da artéria: “Vasa vasorum”.
Algumas artérias precisam ser inervadas, o nervo que acompanha essas artérias de maior calibre é chamado de “Vasa nervorum” (Fibras nervosas simpáticas e parassimpáticas que acompanham o vaso).
Veias possuem valvas ao longo do seu trajeto para evitar refluxo, fazer com que o sangue siga em uma única direção. A contração dos músculos permite retorno venoso do sangue, somente nas veias.
Aorta sai do ventrículo esquerdo e se ramifica em artérias, arteríolas, e capilares (trocas gasosas). Depois o sangue retorna em vênulas, veias de pequeno calibre, veias médio calibre e veia cava para o ventrículo direito (grande circulação).
RESUMO:
Artérias de grande calibre (Aorta e tronco pulmonar) > Artérias de médio calibre > Artérias de pequeno calibre > Ateríolas > Capilares > Vênulas > Veias de pequeno calibre > Veias de médio calibre > Veias de grande calibre (veias cavas e v. pulmonar).
Ventrículo esquerdo à átrio direito = Grande circulação.
Ventrículo direito à átrio esquerdo = pequena circulação.
Artérias transitam mais profundamente, protegidas entre a musculatura, e as veias são mais superficiais justamente pela diferença de pressão sanguínea.
Classificação de artérias
Artérias de grande calibre: Tronco pulmonar e artéria aorta.
Artérias de médio calibre: Ramos das artérias de grande calibre, independente do seu tamanho.
Artérias de pequeno calibre: Ramos das artérias de médio calibre, independendo do seu tamanho. São chamadas de arteríolas, que originam os capilares.
Veias não