Vegetação mediterrânea
Vegetação mediterrânea ou floresta mediterrânea é um tipo de vegetação que se forma em regiões onde o clima predominante é o mediterrâneo, é constituída por plantas (tipo xerófilas) dispostas distantes uma das outras. Essa cobertura vegetal apresenta duas características, os maquis e garrigue. Em regiões influenciadas pelo clima mediterrâneo, os verões são secos e os invernos chuvosos.
Esse tipo de vegetação é típico do sul da Europa, onde há maior concentração, mas são encontradas, em áreas reduzidas, na Califórnia (Estados Unidos), Chile, África do Sul e Austrália.
As espécies arbóreas identificadas na vegetação mediterrânea são sobreiro, azinheiro, oliveira-brava, pinheiro, cedro e cipestre. Atualmente, a floresta mediterrânea original quase não existe mais, isso é resultado da ação antrópica (pecuária, extração de madeira, agricultura, entre outros). A vegetação em questão é formada basicamente por maquis e garrigue.
Maquis
Esta formação vegetal, também designada por chaparral ou matagal, é constituída principalmente por arbustos, muito densa e fechada, formando um matagal de difícil penetração (árvores-anãs). O maquis desenvolve-se, geralmente, em solos graníticos (silíciosos), onde outrora dominou o sobreiro. Entre as várias espécies de plantas que compõem o maquis, destacam-se o medronheiro, o loureiro, a urze, a giesta espinhosa, a piteira e alguns cactos.
Garrigue
É uma formação vegetal mais aberta do que o maquis, constituída por vegetação arbustiva, mais ou menos dispersos, e herbácea (formação vegetal que surge em áreas onde o solo é mais pobre – de origem calcária – onde outrora predominou a azinheira). Forma áreas muito aromáticas e onde predominam a oliveira brava, o buxo, o carrasco, o alecrim, a lavanda, o rosmaninho, a alfazema e o timo, entre outras plantas aromáticas de muito pequeno porte. A vegetação dispersa-se pela paisagem.
VEGETAÇÃO MEDITERRÂNEA