Vasilhame de vidro
Alenny Paixão Campos2
Claudemir Santana3
RESUMO
O presente paper visa analisar a situação da logística reversa de vasilhames na cadeia produtiva brasileira atual, para evidenciar seus benefícios ecológicos para as empresas que a adotam. Para tanto, foi feita uma explanação inicial sobre logística, foram definidos os conceitos básicos relacionados a este estudo e em maior profundidade os relacionados à logística reversa. Além disso, foi possível analisar toda a estrutura da logística reversa dos vasilhames, como fazê-la, suas vantagens e problematizar o porquê de essa prática ainda não ser muito implementada no país.
Palavras-chave: Logística reversa. Vasilhame. Bebidas
1 INTRODUÇÃO
Atualmente tem se demonstrado grande preocupação com as questões ambientais. As empresas têm buscado ser sustentáveis para assim agregarem valor a sua marca como também reduzir custos com atitudes ecologicamente corretas. “Quando a questão é conservar a natureza, o sistema econômico precisa resolver como os recursos naturais devem ser valorizados por sua não-utilização” (SILVA, 2009, p. 37). Neste sentido, faz-se necessário conhecer o valor do bem por não ser utilizado, ou seja, até que ponto vale ser poupado.
Considerando que logística reversa busca reaproveitar os recursos já processados pelo sistema, Chaves e Alcântara (2010) dizem que tal atividade sustenta-se na busca de promover a valorização dos bens recuperados com redução de custos e ainda procura permitir ganhos por diferenciação de imagem corporativa e atendimento às questões ambientais impostas pela legislação ou pelo próprio mercado consumidor. Leite (2009) considera como motivador da logística reversa a maior velocidade no lançamento de novos produtos, crescimento de tecnologia da informação, busca por competitividade através de estratégias de relacionamento entre organizações e a conscientização ecológica com base na sustentabilidade