Variáveis no Visualg 2.0
Iniciando aqui mais uma aula sobre Visualg 2.0. O tema abordado é enunciado como: declaração de variáveis. Vale ressaltar que a nomenclatura aqui usada é única. Convém também avisar que todos os comentários são precedidos por //. Fique atento. No visualg 2.0 se encontra 4 variedades de variáveis. Lógica, real, inteiro e literal
Exemplos de como cada qual receberá sua função.
x: logica // Logo x deverá ser uma variável que receba (verdadeiro ou falso)
Exemplo lógico:
var x: logico
inicio
//Seção de comandos
escreval("1 + 1 é igual a 2?") leia(x) se (x = verdadeiro) entao escreval("CORRETO!!!") senao escreval("INCORRETO!!!") fimse fimalgoritmo Quando se deseja uma variável que se receba um nome ou palavra, deve-se usar a variável literal. Para isso deve-se usar a mesma logica de declaração de variável, apenas mudando o tipo de variável, neste caso usaremos: literal.
x: literal
Exemplo literal:
var x: literal
inicio
//Seção de comandos
escreva("Digite o nome do aluno: ") leia(x) // Assim o resultado será de que o programa executará esperando que você escreva caracteres.
fimalgoritmo
Porém quando se deseja uma variável que terá de ler um número que seja ele classificado no grupos matemáticos inteiro ou real, este deverá ser especificado usando a mesma metodologia porém com a seguinte nomenclatura.
x: real x: inteiro
Exemplo real/inteiro:
var x: inteiro y: real
inicio
//Seção de comandos
escreva("Digite o valor desejado") leia(x) escreva("Digite o segundo valor desejado") leia(y) fimalgoritmo
Vale ressaltar, para efeito de não confundir tais, que o valor inteiro lerá números inteiros, como: 1; 2; 3 etc. Já o valor real lerá números não inteiros como: 2.3; 2.5 //Lembrando que o Visualg não lê vírgulas portanto use pontos.
Chega ao fim a lição tipos de variáveis do Visualg 2.0
Produzido por: William