Varios
Professor: Ednilson
Aluna: Raquel Dantas de Souza
Número: 30
Turma: 2º ano “H”
BIOLOGIA
Brasília-DF 1 – Príon a. O que são príons ?
O termo “príon” ou “prião” referem-se a um agente infeccioso acelular composto por proteínas com capacidade de modificar outras proteínas. O príon não possui ácidos nucleicos. A proteína especifica da qual o príon é composto é chamada de “proteína priônica” (“príon protein”), com a abreviatura inglesa “PrP.”
Príons não são vírus, nem bactérias. São modificações de prteínas normais do corpo. Embora em sua forma normal essas proteínas sejam inofensivas, o acúmulo da forma modificada pode levar a morte de neurônios. b. Em que época foi descrito ?
O príon foi descrito em 1982 por Stanley B. Prusiner, da Universidade da Califórnia (EUA), o qual cunhou o nome original em inglês “prion”, a partir das letras iniciais e finais das palavras “PRoteinaceous” e “infectÍON”. c. Como surgem os príons ?
Existe um gene, denominado prinp, que é responsável pela síntese da proteína príon celular (PrPc). Na sua forma normal e saudável, essa proteína, além de participar do processo de diferenciação neural, ela defende os neurônios de condições que podem levar à sua destruição. Uma mutação do gene prinp provoca a formação defeituosa da PrPc, que se transforma em príon. Essa molécula proteica infectante é capaz, ainda, de alterar a forma de outras proteínas saudáveis, que, a partir daí, também adquirem um comportamento priônico. Os príons podem até mesmo produzir réplicas de si mesmos (por mecanismos ainda desconhecidos).
d. Mencione uma doença causada pro príons: Nova Variante da Doença de Creutzfeldt-Jakob (NVDCJ)A maioria dos casos é esporádica, mas de 5 a 15% têm origem hereditária. Uma pequena parcela pode ser atribuída ao contato com tecidos contaminados, em transplantes e instrumentos cirúrgicos.
Os primeiros sintomas são lentidão do pensamento, dificuldade de concentração,