varicela
1.1 VARICELA
A varicela é uma doença viral infectocontagiosa, seu agente etiológico é o vírus RNA da varicela-zoster, a transmissão do vírus ocorre através das secreções respiratórias e pelo líquido das lesões cutâneas, ou seja, sua disseminação acontece por contato direto e pelo ar, o reservatório do vírus é o homem e a doença tem sua maior incidência nas estações do inverno e primavera. A varicela também é conhecida como catapora apresenta um período de incubação entre 10 a 25 dias sendo transmitido em até 48 horas e geralmente causa epidemia (MORENO ET AL, 2007).
Os estudos realizados por Neves et al, sobre a Herpes Zoster sugere que o vírus da herpes humano do tipo 3 é um vírus latente da varicela, que poderá ocasionar um aumento da morbidade principalmente se o cliente for acometido por alguma doença autoimune (NEVES et al 2007).
Segundo estudos realizados por Kupper e Tritany (2009) a varicela é uma doença de notificação, porém não é de notificação individual em todo país somente em casos de surtos e nesse caso segue-se o manual do Ministério da Saúde. Em Santa Catarina mais precisamente em Florianópolis é o único lugar no país que todas as crianças menores de 2 anos já recebem essa vacina desde 2002.
O acometimento dessa doença primária é em crianças em torno de 5 a 10 anos sendo o adulto a forma mais grave, podendo acometer ou agravar conforme a exposição ao grupo de riscos; pacientes imuno deprimidos, gestantes, bebês menores de 1 ano, mães que tiveram varicela alguns meses antes da criança nascer, prematuros (BRICKS, SATO, OSELKA, 2009).
O modo de transmissão se dar de pessoa para pessoa, o período de incubação do vírus poderá ser longo ou curto dependendo do grau de imunidade de cada um. O período de transmissão varia de 2 dias antes ou 5 dias após o aparecimento das vesículas onde as mesmas evoluem rapidamente. Como também poderá ocorrer de