VARIAÇÕES LINGÜÍSTICAS VARIACÃO DIASTRÁTICA E VARIAÇÃO DISTÓPICA
622 palavras
3 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO administração tayson eberhardt de limavariações lingüisticas
Variacão Diastrática e Variação Distópica
Ijuí
2010
tayson eberhardt de lima
variações lingüísticas
Variacão Diastrática e Variação Distópica
Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Comunicação e Linguagem.
Orientador: Prof. Leandro José Griebler
Ijuí
2010
sumário sumário 3
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 Conclusão 6
1 INTRODUÇÃO
O trabalho busca citar algumas variações lingüísticas que se é possível encontrar em nosso País, a variação diastrática e a variação diatópica serão aqui trabalhadas.
A intenção é mostrar se estas variações interferem no dia-a-dia, tanto no emprego, quanto em relações afetivas e a que ponto é cabível o uso das mesmas nas comunicações diárias.
2 DESENVOLVIMENTO
As variações Lingüísticas são usadas diariamente por todos nós devido ao fato de sermos fruto de uma cultura onde, indiscutivelmente, prevalece a miscigenação de muitas raças. No cotidiano, seja em conversas entre senhoras, rodas de bares, encontro em festas, é mais do que normal ouvirmos palavras típicas de determinadas regiões. Um exemplo que podemos encontrar fica evidenciado na região das missões, no noroeste do Rio Grande do Sul, as palavras terminadas com a letra “E” têm um som forte e diferenciado das demais, devido ao sotaque, ao contrário do que acontece na região metropolitana do mesmo estado onde normalmente essas palavras não possuem um som tão destacado, possuindo um sotaque onde prevalece o som da letra “I” nestas palavras. Outro exemplo que podemos usar é a palavra: TCHÊ, ou a expressão também muito usada: MAS BAH TCHÊ! , que são típicos