Variação Linguistica
1 INTRODUÇÃO
As variações lingüísticas, fazem
2 DESENVOLVIMENTO
A variação diatópica, fala das diferenças regionais, em quanto a variação diastrática, refere-se as diferenças entre os grupos sociais. Tanto uma quanto outra, diz respeito a diferentes comportamentos de um determinado grupo. Esse comportamento faz com que a comunicação entre o emissor e o receptor não seja completamente eficaz.
No ambiente de trabalho as diferenças se tornam mais claras, pois é o momento em que as pessoas se reúnem para mostrar resultados.
A dificuldade de trabalhar em conjunto, acontece, pois cada pessoa teve uma educação diferente dos demais, com costumes e certas tradições, logo é impossível comunicar-se sem ser influenciado por sua cultura, ou seja, vivencia, religião, ideologia e política.
As variações podem atrapalhar de varias formas a comunicação. Por exemplo; No vocabulário; se em uma reunião é usado certas gírias antigas, em meio de jovens, ou ate mesmo uma pessoa que vai dar um treinamento em sua empresa para os jovens, e usa um jargão especifico dos advogados entre os adolescentes, assim faz com que o objetivo do treinamento não seja alcançado.
3 EXEMPLOS das variaçoes (diatópica e diastrática).
0.1 EXEMPLO DE tabela
Segue abaixo um exemplo das variações diatópicas e diastrática.
4 CONCLUSÃO
Portanto, as características das variantes atrapalham no dia a dia no trabalho, mas o profissional tem o dever de estar preparado, para as diversas situações que ocorrem em uma empresa.
.
REFERÊNCIAS
STRECKER, Heidi. Comunicação e linguagem- Administração.1°Edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.