Variados
Os sintomas comuns da queimadura solar incluem fraqueza, dor, edema, coceira e/ou escamação da pele, náusea e febre. Também, uma pequena quantidade de calor é dispersa da queimadura, dando um sentimento de aquecimento à área afetada. As queimaduras solares podem ser de 1º ou 2º grau.
Queimaduras solares menores tipicamente causam nada mais do que uma pequena vermelhidão nas áreas afetadas. Em casos mais sérios pode haver a existência de bolhas, requerendo cuidados médicos
Qual é a diferença entre um bronzeado e uma queimadura de Sol ?
O bronzeado é a resposta de seu corpo à exposição aos raios UV. O que também inclui qualquer fonte além do Sol, como as lâmpadas UV e as câmaras de bronzeamento artificiais, por exemplo. O bronzeado é o escurecimento da pele devido a um aumento da produção de melanina por células chamadas melanócitos. A melanina é uma substância absorvedora de radiação UV e é produzida como uma autodefesa às futuras exposições ao Sol.
Quando uma pessoa se expõe ao Sol, sua pele sofre um avermelhamento quase que imediato. Porém, a resposta fisiológica completa para a aquisição de um “bronzeado” leva aproximadamente 5 a 7 dias. Algumas pessoas têm a idéia de que uma pele "morena de Sol" significa uma ótima e eficaz proteção. Pelo contrário, pode significar que você "abusou do Sol". Nada assegura que um belo bronzeado impeça um dano futuro na pele. O bronzeado é a resposta protetora do corpo a um estímulo prejudicial. Ou seja, significa que a pele sofreu exposição excessiva aos raios de Sol.
A radiação UVA penetra em camadas profundas da pele e, conseqüentemente, estimula produção de melanina. Essa parte da radiação UV é