variados
Como o ciclo estral de uma vaca é de em torno de 21 dias, quanto mais cedo for identificado a prenhez, maiores serão as chances de diminuir o intervalo entre partos aumentando a eficiência reprodutiva. Sendo assim haverá maior lucratividade do produtor rural, objetivo almejado pelo Médico Veterinário.
O ultrassom tem sido estudado pelos cientistas desde 1793, mas foi introduzido na medicina veterinária somente em 1966. A partir de então, os aparelhos desenvolvidos apresentavam cada vez maior definição de imagem, possibilitando diagnósticos precisos e tornando-se um método de diagnóstico por imagem fundamental em associação a outros na rotina clínica de pequenos e grandes animais.
Se denominam ultrassons aquelas ondas de frequência superior a audível pelo ouvido humano, ou seja, acima de 20.000 Hz e a propagação dessas ondas depende da existência de matéria. As ondas refletidas pelos órgãos são denominadas Ecos.
Os ecos são analisados por um computador e transformadas em imagem, em uma escala de cinza. Existem três tipos de diagnósticos ultrassonográficos em caninos, são eles: modo-A, Doppler e modo-B.
O modo-A ou ultrassom de amplitude profunda identifica a presença de fluido por meio da oscilação de traçados. Este exame não pode definir a origem do fluido e não permite a avaliação da viabilidade dos órgãos ou tecidos.
O exame ultrassonográfico de modo Doppler fornece um sinal audível. O modo-B ou ultrassom em tempo real convencional permite a avaliação do status fisiológico do organismo animal.
A base física da