Varia Es Do Patrim Nio
O Patrimônio de uma empresa ou entidade constituído de Bens, Direitos e Obrigações, é modificado a todo instante, em virtude do exercício de sua atividade econômica.
As modificações geradas de Fatos Administrativos, são conhecidas como Variações Patrimoniais, podendo resultar emaumento ou diminuição do Patrimônio Líquido, se houver movimentação nas contas de Receitas e Despesas.
As Receitas e Despesas referem-se também a origens e aplicações de recursos, que a empresa obtém e aplica no desempenho de sua atividade. Receita = origem (credoras)
Despesa = aplicação (devedoras) A diferença entre as Receitas e as Despesas alterará para mais ou para menos o Patrimônio Líquido. Assim, se o total das Receitas for MAIOR que o total das Despesas, teremos Lucro, que irá aumentar o valor doPatrimônio Líquido.
Ao contrário, se o total das Receitas for MENOR que o total das Despesas, teremos Prejuízo, que irá diminuir o valor doPatrimônio Líquido.
As Receitas e Despesas não figuram na Demonstração do Patrimônio da empresa, sendo chamadas de extra patrimônio ou deResultados, pois apenas o seu resultado (diferença entre Receitas e Despesas) é que irá ser levado ao Patrimônio Líquido, como Lucro ou Prejuízo, aumentando ou diminuindo o seu valor.
A essas modificações do Patrimônio da empresa, damos o nome de Fatos Administrativos, que em virtude de produzirem diferentes efeitos sobre o Patrimônio, são classificados em: 1 – Fatos Permutativos
2 – Fatos Modificativos
3 – Fatos Mistos Fatos Permutativos
São os que geram modificações nos valores monetários de Bens, Direitos e Obrigações, mas não alteram a Situação Líquida Patrimonial (Patrimônio Líquido). Exemplo: compra de bens à vista ou a prazo, pagamento de fornecedores, recebimento de direitos. Nestes casos ocorreram modificações de valores apenas entre as contas de Bens, Direitos e Obrigações, aumentando ou diminuído seus saldos, mas sem causar alteração no valor do Patrimônio Líquido.
Se a