vargas
A Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos ininterruptos (de 1930 a 1945) seu governo era provisório, mas tão logo começou a governar, tomou uma série de medidas que fortificaram o seu poder exerceu o poder legislativo e o executivo simultaneamente Suprimiu a constituição estabelecida, exonerou os governadores e, para substituí-los, nomeou interventores de sua confiança. Os tenentes no papel de interventores substituíram os presidentes de estados exonerados e cumpriram a tarefa de neutralizar as possíveis resistências dos velhos poderes locais ao novo governo, a fim de consolidar a revolução.
A Era Vargas contou com uma política intervencionista ferrenha, através disso o poder público contemplou outros interesses sociais, superando a visão arcaica que a oligarquia tinha das funções do Estado.
A Era Vargas foi um divisor de águas na história brasileira, por feitos que Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas. Vargas adotou medidas controladoras, ditatoriais e paternalistas, porem iniciou a industrialização e a inovação das políticas trabalhistas com a criação da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Varias transformações na industrialização. Ouve crescimentos da cidades fortalecendo o Estado alterando a economia trazendo novas relação com os trabalhadores urbanos.
Embora tenha sido um período de modernização foi também um período Conturbado por diversos fatores relacionados abaixo
Revolução Constitucionalista de 1932.
Constituição de 1934.
Criação da Ação Integralista Brasileira (AIB) e Aliança Nacional Libertadora (ANL).
Política econômica e administrativa do Estado Novo.
Política paternalista varguista.
Transformação social e política trabalhista com a criação da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
Criação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), órgão responsável pela censura do período.}