varejo
CENÁRIOS E PROJEÇÕES
COMÉRCIO
VAREJISTA
INTRODUÇÃO
Com a aproximação da Copa do Mundo da FIFA 2014 e a menos de dois anos dos jogos Olímpicos, a serem realizados no Brasil, é importante compreender quais as expectativas para as empresas de turismo no Brasil, especialmente no que se refere aos pequenos negócios de varejo, e como podem aproveitar o potencial gerado por estas ocasiões.
Estes eventos permitem ao país sua visibilidade ao mundo, uma vez que milhares de espectadores acompanharão os jogos pela internet, revistas, jornais e televisão. É uma ótima oportunidade para apresentar a extensão e diversidade culturais, ambientais e sociais do país. Possibilitam aumentar o interesse de pessoas de todo o mundo em conhecer o Brasil e a hospitalidade do povo nos próximos anos. Desde a divulgação da realização da Copa do Mundo da FIFA 2014 no Brasil há expectativas quanto aos resultados do evento para a sociedade e para as empresas brasileiras. Os governos federal, estaduais e municipais e diversas instituições realizaram nos últimos anos vários planos e programas com o intuito de preparar o país e suas empresas para receber as seleções de futebol e os torcedores dos diversos países participantes, que estarão no Brasil durante o evento.
É inegável a importância destes eventos para a consolidação do turismo brasileiro como atrativo internacional. Estes, por consequência, alavancarão a geração de empregos e renda no setor. É importante, a poucos meses da realização do Mundial, compreender a situação atual do país, entendendo, assim, as dificuldades e oportunidades que se apresentam diante do cenário atual do Brasil e da organização do evento.
Entende-se que os pequenos negócios de varejo podem ocupar papel de destaque na economia brasileira. Assim, estes aspectos motivaram o Sebrae a desenvolver o presente documento com o objetivo de demonstrar quais os aspectos podem impactar este setor, criando assim condições para superar